Objectivos

Este blog tem o objectivo primário de ser um complemento à minha avaliação. Decidi portanto escolher um tema que falasse sobre diamantes e as mortes que deles derivam, para que desta forma os consumidores desta pedra preciosa sejam sensibilizados a saber se os diamantes que irão consumir são originários de zonas de conflito e assim evitar consumir os mesmos. Para todas as outras pessoas este blog tem o objectivo de as alertar para um problema que existe mas que muitas vezes não é devidamente referênciado, o que faz com que muitos de nós ainda estajamos na ignorância em relação a este assunto.







segunda-feira, 7 de junho de 2010

Serra Leoa

Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país situado na costa oeste de África. Abrange uma área total de 71.740 km² e tem uma população estimada em 6.296.803. Possui montanhas no norte e no leste e é lá onde se situam as áreas de extracção de diamante, a principal actividade económica do país. O turismo, cujo atractivo são as reservas de animais selvagens sofre os efeitos negativos dos seus conflitos internos.
Serra Leoa é uma das nações mais pobres do mundo e é o país com o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Em 1990, mergulhou na guerra civil entre o governo e a Frente Revolucionária Unida, que obtinha recursos para comprar armas explorando as minas de diamante sob seu controle. A brutalidade desumana das tropas envolvidas naquela guerra civil era alimentada a partir da sua capital, Freetown, onde operavam os grandes interesses dos grupos econômicos alimentadores da institucionalização do saque. A vizinha Libéria era porto seguro para o contrabando diamantífero de vários milhões de dólares, e assim ganhar o passaporte de legalidade para a Europa e os Estados Unidos.
Em 2001, o governo e os guerrilheiros chegam a acordo de paz, com a presença de tropas da Organização das Nações Unidas.
Fonte: www.casadasafricas.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Leoa
http://www.parana-online.com.br/colunistas/175/52853/?postagem=DIAMANTES+E+CONTRABANDO

2 comentários:

  1. Frederico:
    Tens de fazer link's às fontes. Não te esqueças.
    Abraços,
    Dora

    ResponderEliminar
  2. Frederico:
    Tens de fazer link's às fontes. Não te esqueças, ok?
    Ainda te faltam outros países como Angola, etc..

    ResponderEliminar