Estabelecido em 2002, o Processo Kimberley(PK) é uma iniciativa governamental, da indústria internacional de diamantes e da sociedade civil, apoiada pelas Nações Unidas, a fim de conter o fluxo internacional de “diamantes de conflito”. O Processo é um sistema inovador e voluntário que impõe extensas exigências aos participantes para certificar que os envios de diamantes brutos não contenham “diamantes de conflito”.
Os “diamantes de conflito” são diamantes brutos ilegalmente comercializados para financiar conflitos em zonas de guerra, particularmente na África central e oriental, em países como Angola, Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Serra Leoa. Algumas vezes, esses diamantes são chamados “diamantes de sangue”.
A atenção do mundo se voltou para os “diamantes de conflito” durante os brutais conflitos em Serra Leoa, que se iniciaram no fim dos anos 90 e terminaram em 2002. Estima-se que durante aquele período, os “diamantes de conflito” representavam aproximadamente 4% da produção mundial de diamantes.
O Processo Kimberley reduziu o fluxo de “diamantes de conflito” consideravelmente para menos de 1% da produção global de diamantes. Os participantes do Processo Kimberley somam aproximadamente 99.8% da produção mundial de diamantes brutos. Como resultado, hoje, por meio de monitoramento e verificação da fonte, praticamente todos os fornecedores de diamantes do mundo estão em áreas livres de conflito.
Em Setembro de 2007, o PK contava com 48 membros, em representação de 74 países, sendo a Comunidade Europeia e os seus Estados-Membros considerados como uma entidade única.
http://www.kimberleyprocess.com/background/index_pt.html
Download do Documento (PK)
http://www.kimberleyprocess.com/download/getfile/731
Sem comentários:
Enviar um comentário