Objectivos

Este blog tem o objectivo primário de ser um complemento à minha avaliação. Decidi portanto escolher um tema que falasse sobre diamantes e as mortes que deles derivam, para que desta forma os consumidores desta pedra preciosa sejam sensibilizados a saber se os diamantes que irão consumir são originários de zonas de conflito e assim evitar consumir os mesmos. Para todas as outras pessoas este blog tem o objectivo de as alertar para um problema que existe mas que muitas vezes não é devidamente referênciado, o que faz com que muitos de nós ainda estajamos na ignorância em relação a este assunto.







segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diamantes




O diamante é o mais resistente material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância que possua uma dureza inferior a 10.
A densidade é de 3,48. O seu brilho adamantino é derivado ao elevado índice de refracção. Todos os minerais com índice de refracção maior ou igual a 1,9 possuem este brilho, o diamante tem um índice de refracção de 2,42.
O seu valor é definido por quilates, corte e brilho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Diamantes de Conflito

Os diamantes de conflito são pedras brutas garimpadas em regiões dominadas por guerrilhas. Extraídos à base de trabalho escravo, são entregues por meio de subterfúgios aos classificadores de Londres ou Antuérpia e então despejados no comércio regular em todo o mundo. Protestar não é a palavra chave para estes escravos e quem o fizer acaba morto, ou sofre a ameaça de ter um membro amputado. Estes diamantes são vendidos com o objectivo de arrecadar dinheiro para grupos terroristas ou paramilitares rebeldes onde o seu único desejo é alimentar guerras civis. A maior parte dos diamantes de regiões em conflito vem de Angola, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa. Se não formos cautelosos ao comprar, podemos adquirir uma dessas pedras. Estima-se que 3,7 milhões de pessoas morreram devido ao conflito causado pelos diamantes em Angola, na República Democrática do Congo (RDC), na Libéria e na Serra Leoa.
Enquanto que a guerra em Angola e na Serra Leoa terminaram e as lutas na RDC diminuíram, no entanto o problema do conflito dos diamantes ainda não acabou. Apesar de existir um esquema de certificação de diamantes internacional, chamado Processo de Kimberley, que foi lançado em 2003, o conflito dos diamantes da Costa do Marfim encontrou um novo caminho através do Gana para o mercado internacional dos diamantes. Como mostra o conflito na Serra Leoa, mesmo um pequeno número de diamantes pode originar uma enorme devastação num país. Entre 1991 e 2002 mais de 50.000 pessoas foram mortas, mais de 2 milhões deslocadas do país ou feitas refugiadas e milhares foram mutiladas, violadas e torturadas. Hoje, o país está a recuperar das consequências dos conflitos.
Os diamantes de zonas de conflito não são a única controvérsia que macula a imagem do comércio da pedra: questões de direitos humanos e dos animais também são frequentes na Índia bem como em certos países da África. Nos países africanos, as mineradoras usam crianças para garimpar espaços subterrâneos apertados nos quais adultos não cabem, ainda que o trabalho infantil seja ilegal. As cidades mineiras desses países africanos também sofrem incidência ampliada de homicídio e HIV, como resultado de invasões e do comércio sexual. Na Índia, que responde pela lapidação de 92% dos menores diamantes mundiais, crianças cuidam das menores pedras, porque têm vista melhor e dedos menores, mais apropriados para dar forma às minúsculas facetas. Desgaste severo da visão, lesões por movimentos repetitivos e infecções pulmonares causadas pela aspiração de diamantes são apenas alguns dos problemas que afligem esses trabalhadores.


Vítima de conflito em áreas de exploração de diamantes.

domingo, 13 de junho de 2010

Cartazes

Alguns cartazes desenvolvidos sobre o assunto






sábado, 12 de junho de 2010

Cartazes criados por mim sobre o assunto



























































quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diamantes de Sangue - Videos

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 1

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 2

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 3

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 4

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 5

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 6

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 7

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 8

History Channel - Diamantes de Sangue Parte 9

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Diamantes de Sangue - De onde vêm?


A partir desta imagem podemos ver de onde vêm os diamantes ilicitos que circulam pelo mundo.

Serra Leoa

Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país situado na costa oeste de África. Abrange uma área total de 71.740 km² e tem uma população estimada em 6.296.803. Possui montanhas no norte e no leste e é lá onde se situam as áreas de extracção de diamante, a principal actividade económica do país. O turismo, cujo atractivo são as reservas de animais selvagens sofre os efeitos negativos dos seus conflitos internos.
Serra Leoa é uma das nações mais pobres do mundo e é o país com o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Em 1990, mergulhou na guerra civil entre o governo e a Frente Revolucionária Unida, que obtinha recursos para comprar armas explorando as minas de diamante sob seu controle. A brutalidade desumana das tropas envolvidas naquela guerra civil era alimentada a partir da sua capital, Freetown, onde operavam os grandes interesses dos grupos econômicos alimentadores da institucionalização do saque. A vizinha Libéria era porto seguro para o contrabando diamantífero de vários milhões de dólares, e assim ganhar o passaporte de legalidade para a Europa e os Estados Unidos.
Em 2001, o governo e os guerrilheiros chegam a acordo de paz, com a presença de tropas da Organização das Nações Unidas.
Fonte: www.casadasafricas.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Leoa
http://www.parana-online.com.br/colunistas/175/52853/?postagem=DIAMANTES+E+CONTRABANDO